segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Para onde vão os que morrem?


Conta-se a história de um casal de idosos que, juntos, escreviam um livro. Quando um dia, por causa de uma grave doença, a senhora havia morrido e deixado seu esposo só. Ele era um professor aposentado.

Após o período de um mês, mais ou menos, ele comprou uma casa um pouco mais afastada da cidade e mudou-se para lá para continuar escrevendo seu livro. Quando, em uma bela tarde onde o sol já estava se pondo, o professor viu um quadro na parede com (aparentemente) um retrato da família que ali morava. Ao se aproximar do quadro algo o impressionou: uma das pessoas daquele quadro era muito semelhante à sua falecida esposa. Impressionado o homem se aproxima ainda mais do quadro e tem um susto: a pessoa do quadro pisca para ele.

“A partir daí”, conta ele, “minha falecida esposa aparecia para mim todos os dias para me ajudar a escrever o livro”.

Mas.... Será que isso realmente aconteceu? O que a bíblia fala sobre isso?
Quero lhe apresentar um texto na bíblia que me chama muito a atenção e esclarece bastante sobre o tema:

“Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol. ...O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.”
Eclesiastes 9:5, 6 e 10

Quero destacar a segunda parte do verso cinco: mas os mortos nada sabem”. Essa é a opinião da bíblia sobre a morte. Os mortos não sabem de nada do que acontece com os vivos. Nem tão pouco podem eles interferir nas nossas vidas.

Para esclarecer mais sobre esse assunto vamos buscar outro texto na bíblia. Gêneses 2:7, que nos diz:

“Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Muitos afirmam por aí que já viram alma. Eu também já vi várias almas. Você aí, que está lendo, por exemplo, é uma alma. O conceito bíblico de alma é: um ser vivente. Isso mesmo, releia o verso acima mencionado e veja que ele afirma que o homem se tornou alma vivente e não passou a ter uma alma. Nós somos alma.

E o que dizer do conceito de um espirito que vive independente do corpo?

Podemos responder a essa questão usando o mesmo texto de Gênesis capitulo 2. No texto lemos claramente que Deus uniu o pó da terra (de forma literal) ao folego de Deus (que no original hebraico pode ser entendido como espirito) e a bíblia deixa claro que o pó da terra e o sobro de Deus (espirito) formaram o homem, mas em nenhum lugar da bíblia lemos que o espirito tenha vida fora do corpo.

Para entender melhor eu vou te dar um exemplo:

Imagine um relógio de posso. Vamos dividi-lo em duas partes: a bateria e o relógio em si (todas a engrenagens). A bateria pode ser usada em qualquer relógio (desde que seja compatível) e ela funcionara perfeitamente, da mesma forma o relógio. Os dois juntos fazem o relógio funcionar e conseguem marcar as horas, quando estão separados, porém não são tão utes assim.

Mas há uma pergunta que não quer calar: Lembra do professor que mencionei no início da matéria? Ele mentiu então?

Talvez sim ou talvez não. Ficou confuso? Deixa que eu explico, usando a bíblia claro.

A bíblia relata que quando Deus criou o homem Ele (Deus) o colocou em um jardim para cultivar e guardar. Nesse jardim havia uma arvore a qual Deus proibiu que o homem comece ou toca-se em seu fruto. Veja:

“O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: ‘Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certame você morrerás.’”
Gênesis 2:15-17

Mas o inimigo da almas (ou seja, das pessoas), Satanás, implantou a mentira. Confira:

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: ‘Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? ‘ Respondeu a mulher à serpente: "Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’. Disse a serpente à mulher: ‘Certamente não morrerão!”
Gênesis 3:1-4

Você prestou atenção? Deus afirmou que se eles comecem da arvore morreriam, Satanás falou exatamente o contrário: “não morrereis”.

Em quem você prefere acreditar? Adão e Eva permanecem vivos até hoje? Eles foram criados para nunca morrer e por acreditarem mais no inimigo do que em Deus sofreram as consequências das suas escolhas.

Tenho mais a apresentar sobre esse tema, essa foi apenas uma breve exposição de textos do Antigo Testamente. Muito em breve estarei lançando uma mateia com textos do Novo Testamente e, quem sabe, opinião de teólogos sobre o tema.

Obrigado pela sua atenção, fica com Deus!

Se quiser repassar essa mensagem para alguém fique a vontade. Só não esqueça de informar a fonte da mensagem!


Jair Gomes, 28/09/2015


EmoticonEmoticon