Rádio Levando Esperança

Postagens
recent

IMPLICAÇÕES DA AFIRMAÇÃO DE JESUS EM JOÃO 14:16 (ἄλλον παράκλητον)


Resultado de imagem para Espirito Santo
RESUMO
O presente artigo tem por interesse trabalhar a relevância da afirmação de Jesus sobre o Espirito Santo em João 14:16. Ali é usado o termo o termo grego ἄλλον παράκλητον (allom parakleton) que significa outro consolador, ajudador, advogado (ou coisas do gênero). Será mostrado que, segundo o que a Bíblia apresenta, o Espirito Santo não é meramente uma força ou poder divino como muito tem ensinado, mas sim outro da mesma espécie de Jesus. Por tanto, ele é plenamente Deus, assim como Jesus.
Palavras-chave: Espirito Santo. Deus. Outro Consolador. Jesus.

1 INTRODUÇÃO
            A Bíblia apresenta Jesus Cristo como sendo divino (ou como o cristianismo convencionou: a segunda pessoa da divindade) em textos como João 1:1 que diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” e 1Pedro 1:1 que finaliza chamando Jesus de “nosso Deus e Salvador”. A Bíblia também o apresenta como ser humano em diversos textos. A história reconhece com facilidade a veracidade da existência de Jesus (embora não o aceite como divino).
Jesus antes de partir afirmou que enviaria “outro consolador” (ἄλλον παράκλητον) conformo João 14:16. Isso fora dito referindo-se ao Espirito Santo. Muitos, ao longo da história, tem negado que o Espirito Santo seja divino, ou até mesmo que ele exista. Há vários que argumentam que o Espirito é apenas “a força ativa de Deus”.
            Nesse artigo, pretende-se fazer uma análise da expressão ἄλλον παράκλητον (usada por Jesus) e entender o que ele falou sobre o Espirito Santo em João 14:16.

2 SIGNIFICADO DE ἄλλον
            A palavra ἄλλον (allon) sempre aparece nas traduções da Bíblia para o português como outro. Em seu sentido original significa: “outro da mesma espécie” ou “outro da mesma qualidade” conforme Kanagaraj (p. 148) propõem.
            Essa palavra aparece pelo menos 14 vezes no Novo Testamento grego. Em todas essas vezes o sentido é o mesmo. Sempre significa outro da mesma espécie que o citado anteriormente.
            Há outras vezes em que aparecem variações dessa palavra, mas não há alteração no sentido que já fora mencionado.

3 SIGNIFICADO DE παράκλητον
O termo παράκλητον (parakleton) pode significar intercessor, ajudador, mentor, auxiliador, defensor, consolador, advogado, etc. conforme Kanagaraj (p. 148). Serve para designar alguém que possa prestar algum tipo de auxílio. É usado no Novo Testamento apenas duas vezes, e ambas as vezes nos escritos de João. Uma vez referindo-se ao Espirito Santo (Jo 14:16) e outra ao próprio Cristo (1Jo 2:1).
Na versão grega do Antigo Testamento, a Septuaginta (LXX), Adão chama sua esposa Eva, que havia sido criado por Deus para seu auxilio, de παράκλητον.

4 IMPLICAÇÕES DA FALA DE JESUS
            Quando Jesus se referiu ao Espirito Santo como ἄλλον (allon) deixou implícito a informação de que o Espirito era da mesma espécie de Jesus. Mas como assim da mesma espécie? A natureza do Espirito seria a mesma que Jesus. Ao considerar que Jesus foi apenas um ser humano, como outro qualquer, tem-se que levar em conta que o Espirito Santo também seria um ser humano. Dessa forma seria da mesma espécie que Jesus. Descartando-se, então, por completo a ideia que o Espirito seria apena suma força que emana de Deus, ou algo parecido.
            A Bíblia não apresenta o Espirito Santo como sendo humano. Então não é nesse aspecto que ele seria da mesma espécie que Jesus.
            Levando em consideração que Jesus é “verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem” (ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL, p. 48) torna-se possível entender em que aspecto ele era da mesma espécie que o Espirito. O Espirito Santo não é verdadeiramente homem, mas é verdadeiramente Deus.
            Ao empregar o termo παράκλητον (parakleton) Jesus reforça essa ideia. João chama Jesus de nosso “advogado” (παράκλητον) em 1João 2:1, mesma palavra que o próprio Cristo usa em João 14:16 para referir-se ao Espirito Santo.

5 CONCLUSÃO
            Conclui-se, por tanto, que Espirito Sando é reconhecido por Jesus como sendo outro da mesma espécie, isto é, plenamente Deus da mesma forma que ele. O Espiro Santo não é a mesma pessoa que Jesus, mas sim outro. Outro da mesma espécie. Em todo o Novo Testamento a expressão ἄλλον sempre significa outro da mesma espécie, e não é diferente ao refere-se ao Espirito Santo.


IMPLICATIONS OF THE AFFIRMATION OF JESUS ​​IN
JOHN 14:16 (ἄλλον παράκλητον)

ABISTRACT
The present article is of interest in working out the relevance of Jesus' statement about the Holy Spirit in John 14:16. There is used the Greek term ἄλλον παράκλητον (allom parakleton) which means another comforter, helper, advocate (or similar). It will be shown that, according to what the Bible presents, the Holy Spirit is not merely a divine power or force as many have taught, but one of the same type as Jesus. Therefore, he is totally God, just like Jesus.
Keywords: Holy Spirit. God. Another Comforter. Jesus.



 ____________________________________________

REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL DA ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA (Org.). Nisto Cremos. 8 ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

BULTMANN, Rudolf. Teologia do Novo Testamento. Santo André: Academia Cristã, 2008.

GINGRICH, F. Wilbur; DANKER, Frederick W. Léxico do Novo Testamento Grego/Português. São Paulo: Vida Nova, 1993.

KANAGARAJ, Jey J. John: A new Covenant Commentary. Caravonica Queensland: Cascade Books, 2013.

ROBINSON, Edward. Lexico Grego do Novo Testamento. Bangu: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2012.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.